domingo, 3 de julho de 2011

Relatório da ONU indica uso abusivo de opioides no Brasil

São Paulo, 28 de junho de 2011.
Um relatório divulgado na quinta-feira (23/05) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), órgão ligado a Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que o Brasil é um dos países que mais consomem opioides (principalmente o uso nãomédico de opioides de prescrição). O documento mostra que os mercados globais de cocaína, heroína e de cannabis diminuíram ou se mantiveram estáveis, enquanto que a produção e o abuso de opioides de prescrição apresentaram alta prevalência na Costa Rica, Brasil e Chile.
De acordo com os dados, os medicamentos do grupo dos opioides, em especial aqueles à base de codeína, prevalecem na América do Sul, América Central e Caribe.
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2011, o uso abusivo desses medicamentos na América do Sul está estimado entre 0,3% e 0,4% da população adulta, algo em torno de 850.000 e 940.000 pessoas entre 15 e 64 anos. O Brasil é um dos países que detém porcentual acima da média na região ao lado de Bolívia (0,5%) e Chile (0,5%). Entre os medicamentos que fazem parte da lista, estão a morfina, a codeína e os opioides sintéticos- como metadona, buprenorfina, propoxifeno, fentanil e pentazocina.
O Relatório reúne dados e análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilegais em todo o mundo, inclusive sobre a produção, o tráfico e o consumo, servindo como base de referência aos governos para a implementação de políticas públicas para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário