domingo, 6 de maio de 2012

OPIÓIDES


Os opióides formam um grupo de substâncias naturais ou sintéticas derivadas do ópio que é obtido da papoula ou Papaver somniferum. O ópio contém mais de 20 alcalóides (substâncias ativas). Alguns dos alcalóides encontrados na planta, como a morfina e a codeína são medicamentos muito utilizados no nosso meio.
EXISTE PROBLEMA DE ABUSO DE OPIÓIDES NO BRASIL?
O opióide mais comumente abusado no Brasil é a codeína ou agentes correlatos, encontrados como remédios para dor, diarréia ou contra a tosse. Outros opióides como a morfina, meperidina e a heroína são muito pouco utilizados com fim de abuso no nosso meio.
O QUE É A HEROÍNA?
A heroína é um tipo de opióide, de síntese ilegal, sem uso na medicina, sendo o opióide mais freqüentemente usado com fins de abuso.
Apesar da heroína ser o opióide de uso ilícito mais comum, tem poucas propriedades farmacológicas especiais. Quando a administração é subcutânea, usuários experimentados não distinguem entre a heroína e a morfina. Isto se explica porque a heroína é rapidamente transformada em morfina no organismo humano.
QUAIS SÃO OS EFEITOIS DOS OPIÓDES?
Os opióides são depressores do Sistema Nervoso Central. Causam sono, diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, deprimem os centros respiratórios podendo levar até a parada cardíaca. Além disso, ocasionam efeitos sobre o comportamento, às vezes euforizantes e são usados abusivamente. A injeção intravenosa rápida de um opióde produz calor na pele e sensações no baixo ventre, semelhantes a um orgasmo sexual. Esta sensação dura 45 segundos.
QUAIS OS PROBLEMAS COM O USO DOS OPIÓDES?
A primeira experiência pode ser desagradável, ocorrendo náuseas e vômitos, o que faz com que alguns não os experimentem novamente durante dias ou semanas. Outras reações incluem miose (diminuição do tamanho da pupila), constipação, espasmos dos tratos biliar e urinário, com cólicas biliares e renais e reações alérgicas. Também precipitam crises asmáticas, desaconselhando-se seu uso durante as crises. Em pacientes com doenças hepáticas o risco de intoxicação é maior, porque a droga é eliminada do organismo mais lentamente.
Existem vários outros efeitos adversos dos opiódes, alguns muito graves. Sintomas como sonolência, torpor, queda da pressão arterial, diminuição da freqüência respiratória, cianose(cor azulada da boca e extremidades por falta de oxigenação do sangue) sugerem intoxicação por opiódes. Deve-se suspeitar de intoxicação grave quando encontramos coma, pupilas punctiformes (como pontas de alfinetes) e depressão respiratória (que é a principal causas de morte).
OS OPIÓDES PRODUZEM TOLERÂNCIA E DEPENDÊNCIA?
A tolerância não se desenvolve uniformemente para todos os efeitos dos opiódes e aumenta com o passar do tempo. Há menor duração e intensidade dos efeitos de uma droga quando a mesma quantidade é usada. A dependência causada pelos opiódes faz com que a vida da pessoa gire em torno das drogas. Se o dependente parar de usar a droga, surgem os sintomas de abstinência. O uso médico de opiódes, regularmente, por alguns poucos dias, raramente leva à dependência. A abstinência aparece em dois a três dias após a última dose. Irritabilidade, espirros severos, lacrimejamento e coriza, fraqueza e depressão pronunciadas são vistos. Náuseas, vômitos e diarréia são freqüentes e pode haver desidratação. Apesar deste sintomas, a síndrome de abstinência raramente apresenta risco de vida. No entanto,sempre que ocorre, aumenta o desejo de procura da droga. Em qualquer momento da abstinência, a administração de um opióide reverte dramaticamente o quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário