sexta-feira, 1 de março de 2013

Dengue: começam testes para vacina

Michella Guijt


Uma notícia há muito aguardada foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin: em 2014 será lançada uma vacina contra a dengue. “O Instituto Butantan já está desenvolvendo a vacina. Os testes serão feitos com 50 voluntários no ano que vem”, afirmou Alckmin, no evento que lançou o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue.
O governador destacou ainda que a vacina vai imunizar contra os quatro subtipos do vírus da dengue. “Até 2014, teremos que combater o mosquito nos criadouros. Por isso, estamos convocando os secretários municipais e toda a sociedade para evitar novos casos de dengue no Estado”.
O evento reuniu os 283 prefeitos das cidades com maior vulnerabilidade para a circulação do vírus da dengue no período 2011-2012, conforme mapeamento do Centro de Vigilância Epidemiológica e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucem).

Ações

Os participantes do encontro receberam a “Cartilha do Gestor”, com seis passos para combate da proliferação e controle integrado do vetor (mosquito), atendimento dos casos suspeitos e confirmados, além da comunicação desses índices.

Um dos principais pontos do plano é o treinamento express em 67 cidades consideradas prioritárias, entre elas Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Os profissionais de saúde serão capacitados em apenas 15 minutos nos locais de trabalho.

A Baixada Santista também participará de cinco oficinas macrorregionais. A atividade terá duração de três dias e vai abranger ainda a Grande São Paulo e região de Campinas.

O plano prevê a montagem de hospitais de campanha e o envio de 700 profissionais da Sucem acompanhando as visitas casa a casa, para eliminar os focos do mosquito transmissor.

“Além dos R$ 40 milhões anuais destinados ao combate da dengue, estamos liberando mais R$ 3,5 milhões à Sucem, para promover esse plano, já que a circulação do subtipo 4 do vírus da dengue pode trazer, de fato, maiores complicações, porque torna a imunidade dos infectados mais baixa”, afirmou o governador.

Tipo 4

Ainda não há indícios de que o subtipo 4 da dengue seja mais agressivo que os demais. O fator complicador se deve à possibilidade de desenvolver a dengue hemorrágica - forma mais grave da doença - após sucessivas infecções pelo vírus.

“A manifestação clínica é semelhante a dos demais subtipos (1, 2 e 3) e não há registro de epidemias causadas por esse subtipo 4. Mas não podemos pagar para ver. A dengue é uma doença democrática, cujos focos são desde a piscina de uma casa de luxo até a caixa d’água de uma residência mais humilde”, destacou o coordenador da Agência Regional de Saúde, Davi Uip.

Na Baixada Santista ainda não houve a detecção da circulação do subtipo 4 da doença.

fonte:http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=117285&idDepartamento=5&idCategoria=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário